Sobre nós
Visão Geral
IV Conferência de Jovens Investigadores da CPLP
A IV Conferência de Jovens Investigadores de Língua Portuguesa (IV EJICPLP África) é uma iniciativa internacional que visa fortalecer a excelência científica e fomentar a liderança juvenil no espaço da CPLP. Representa um marco na consolidação de uma comunidade científica jovem, criativa e colaborativa, promovendo uma investigação crítica, inovadora e socialmente relevante, reforçando a cooperação científica e cultural para o desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Após duas edições realizadas em Portugal (na Lisbon School of Economics and Management – ISEG, Universidade de Lisboa, em 2021 e 2022) e uma em Angola (no Centro de Ciência de Luanda, 2024), a Conferência regressa ao continente africano, em Maputo, Moçambique, de 25 a 27 de março de 2026, na sua estrutura híbrida e itinerante para celebrar o diálogo entre tradição, inovação e sustentabilidade.
A Associação EJICPLP África em coorganização com a UNESCO, a Universidade Eduardo Mondlane, a Felcos Umbria e em parceria com o Ministério da Educação e Cultura de Moçambique, o CESA – Centro de Estudos sobre Africa da Universidade de Lisboa, a OWSD, a Universidade Joaquim Chissano, a Universidade Católica de Moçambique entre outras instituições académicas e culturais da CPLP, trabalham para que esta edição possa reforçar o compromisso com a valorização das vozes africanas, a cooperação científica Sul-Sul e o reconhecimento dos saberes locais como pilares para a construção de futuros equitativos e sustentáveis.
Sob o tema “Diversidade Cultural, Inovação Digital e Saberes Ancestrais: Construindo Futuros Sustentáveis em África” o encontro propõe um diálogo entre o património cultural e o pensamento contemporâneo, articulando áreas como diversidade cultural, tecnologias emergentes, saberes tradicionais e políticas públicas para o desenvolvimento sustentável, alinhadas com a Agenda 2063 da União Africana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Durante estes dias, jovens investigadores, académicos, decisores políticos, artistas e representantes da sociedade civil reunirão-se em sessões plenárias, mesas temáticas, oficinas de capacitação e atividades culturais, promovendo a partilha de ideias e experiências, a conferência assegura uma participação ampla e inclusiva, com destaque para a promoção da liderança juvenil e da excelência científica africana.
Entre os resultados esperados, destacam-se a criação de uma Incubadora de Inovação Ancestral, o Laboratório de Políticas Públicas Sul-Sul e o programa de Residência em Diplomacia Cultural “Africanidade Reimaginada”, iniciativas que consolidam o legado transformador da EJICPLP.
Mais do que um evento académico, a IV EJICPLP África é um espaço de encontro e imaginação coletiva, onde a juventude é chamada a construir, a partir de África, novos horizontes de conhecimento, cooperação e futuro
Comissão Executiva
- Cristina Molares d’Abril - (EJI CPLP Africa)
- Custodia Macuamule
- Erica tovela
- João Arnaldo
- Kátia Xavier Zeca
- Lectícia Matinê
- Marco Cherinda
- Nélio Queface
- Paulino, Ricardo
- Valera Dias
- Vieira Mário
Comissão Científica
- Jéssica Falconi - (EJI CPLP Africa)
- Carlos Fernandes
- Carlito Companhia
- Marco Cherinda
- Kátia Xavier Zeca
- Valera Dias
- Luis Artur
- Custodia Macuamule
- Sara laisse
- Lisa Langa
- Helena Dimitri
Objetivo Geral
- Consolidar uma comunidade científica jovem, interdisciplinar e colaborativa no seio da CPLP, promovendo uma investigação crítica, inovadora e socialmente relevante no continente africano.
Produção de investigação científica relevante alinhada com a Agenda 2063 da União Africana e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Reforço das redes de cooperação científica no seio da CPLP e a nível global.
Amplificação das vozes africanas e lusófonas nos debates globais sobre sustentabilidade.
Reconhecimento da EJICPLP como referência internacional nos Estudos Africanos e nos diálogos sobre sustentabilidade.
Objetivos Específicos
- Estimular a produção científica de jovens investigadores africanos e lusófonos, com ênfase em pesquisas interdisciplinares de elevada qualidade.
- Fomentar o intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas entre jovens investigadores, especialistas, instituições académicas, setor privado e sociedade civil.
- Reforçar as redes de cooperação científica Sul-Sul e parcerias interinstitucionais entre os Estados-membros da CPLP.
- Disseminar os resultados da investigação para públicos diversos, incluindo decisores políticos, sociedade civil e academia.
- Promover soluções inclusivas e inovadoras para os desafios do desenvolvimento sustentável em África, com envolvimento direto de decisores políticos e atores económicos, reconhecendo que as instituições públicas, por si só, não conseguem enfrentar os desafios complexos da atualidade sem incluir os jovens e atores socioculturais.
Depoimentos